Publicidade:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tabelas de cores

O Beer Judge Certificatiom Program Inc. (BJCP), é um instituto que estabece uma das classificações mais completas e aceitas de cerveja da atualidade. Os critérios  são distribuídos em famílias, estilos, subestilos, cor (SRM, EBC ou Lovibond), amargor (IBU), percentual em volume de álcool (ABV) ,densidade final (FG), entre outros parâmetros. Eles são úteis tanto para se criar padrões na fabricação quanto para o consumidor poder definir mais facilmente o que quer comprar ou conhecer. 

 Os amantes de cerveja não só se deliciam com os prazeres degustativos, mas com  suas características físicas e beleza. A aparência da bebida, também traz muitas informações importantes. Por ela podemos perceber se houve filtragem, a utilização de alguns tipos de malte, o "peso" do sabor e até deixar de desgustá-la, caso a aparência não coincida com o tipo procurado.
As unidades de cor são medidas por estas escalas:


SRM - Standard Reference Method: escala mais usada nos Estados Unidos, utiliza o espectrofotômetro, que é um instrumento que mede a absorção de luz em certos comprimentos de onda (lâmbda);

















EBC - European Brewery Convention: escala mais usada na Europa, mede a turbidez da cerveja através do Turbidímetro;









Lovibond - Escala menos usada,  faz uso de um colorímetro, instrumento que mede a cor do líquido por sua reflexão. É equivalente a SRM.



  




Fontes:

www.braukultur-franken.de
www.bjcp.org
Larousse da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: