Publicidade:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hoegaarden - Trigo Belga


A Hoegaarden tem sido trazida ao Brasil desde 2007 pela AMBEV. Ela é uma cerveja belga de trigo, do tipo "witbier", o que significa que diferente das tradicionais cervejas alemãs de trigo, ela utiliza trigo não-maltado, adjuntos de semente de coentro ou casca de 'laraha' (Fruta cítrica semelhante à laranja), o que confere à bebida um toque cítrico refrescante no aroma e no sabor. 

Sua fermentação tem duplo processo, dentro e fora da garrafa: 


"A primeira etapa é um processo de alta fermentação. Depois, a cerveja é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa. A aparência final é de uma cor amarelo ouro e opaco típico das cervejas de trigo belgas."


Características:

Aparência: Amarelada, turva Espuma de ótimo volume e média duração, densa e de coloração branca.

Aroma: Trigo, cítrico (cascas de laraha), lúpulo e Malte. Frutado e especiarias bem suaves.

Sabor: Equilibrado e suave. Levíssimo amargor, cítrico proeminente, condimentos e herbal muito refrescante. Corpo leve, média carbonatação. Final cítrico, duradouro e drinkability excelente.


Percepções pessoais: 


Cerveja de bela aparência e colarinho respeitoso deixando marcas no copo. O aroma se pronuncia bem, mas é um acanhado convite do que virá. O primeiro contato do líquido com a boca é suave e harmônico, querendo apressar o instinto de engolir. Ao manter a cerveja sobre a língua percebe-se o trigo, as levemente "semi" azedas(cítricas) cascas de laraha, o maravilhoso frescor de hortelã e as especiarias em leve tom. A sensação é  de deslumbrante refrescância e sabor de trigo.  adstringência é pouco perceptível e a inserção do álcool é tenra e oportuna. A drinkability é excepcional, uma perfeita equalização de sabor de e refrescância. Nota 10!

Harmonização:

Frutos do mar, bolinho de bacalhau, Wraps de Salmão, saladas verdes, etc.

Curiosidades:


*A cervejaria Hoegaarden na Bélgica , tem o seu inicio na idade média, no ano 1445, criada pelos monges da época. Na idade média não existiam métodos para esfriar os alimentos e bebidas, por esta razão a cerveja era armazenada em jarros e guardadas nas caves das casas para conservarem uma baixa e constante temperatura. 

*A Hoegaarden possui um património verdadeiramente único. A partir de uma insignificante aldeia na idade média tornou-se uma cerveja famosa internacionalmente e é conhecida mundialmente como a witbier original.


*As cascas de laraha dão um aspecto único e um aroma incomparável às outras cervejas, todos os anos são necessários 16 toneladas de cascas de laraha para a produção na Bélgica.


*As cervejas de trigo foram muito populares na Europa no século XVII, mas sumiram do mercado no final da Segunda Guerra Mundial.


A cidade de Hoegaarden, na região de Flandres (Bélgica), famosa por suas cervejas de trigo, teve sua última cervejaria fechada em 1955. Mas em 1966, um leiteiro da cidade, chamado Pierre Celis, resolveu fabricar sua própria cerveja usando uma velha receita guardada na memória. Desse dia em diante, ela tornou-se uma lenda entre as cervejas, sendo procurada como bebida refrescante.





*Os copos de cerveja eram feitos com estes pontos saltados para que não escorregassem das mãos. 




*Estas são as máquinas da época usadas para fazer o processo de engarrafamento, uma a uma é claro.





Informações Adicionais:

Família: Ale
Tipo: Witbier 16ª
Embalagem: Garrafa 355ml 
Graduação Alcoólica: 4,9% ABV
Temp. de serviço: 5 a 7º C
Origem: Brasil.
Copo ideal: Tumbler, Wiezen e Lager.
Site: 
http://www.hoegaarden.com
Preço Médio: R$ 6,00
Onde comprar em SLZ: anexo Buteko da Lagoa.


Fontes: Larousse da Cerveja
              www.maiorqueabarriga.com
              www.hoegaarden.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: