Publicidade:

segunda-feira, 26 de março de 2012

South Beer Cup 2012: Wäls leva o título de 'Cervejaria do Ano':

Aconteceu no último fim de semana, a disputa por medalhas no The Great South Beer Cup, a copa sulamericana de cervejas, que ocorreu durante a quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (SC). Concorreram 220 cervejas de 20 estilos, inscritas por 70 microcervejarias do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. 

As cervejas são avaliadas por um júri formado por 23 experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) – programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros – do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina.


O The Great South Beer Cup ocorreu pela primeira vez no Brasil e tem o objetivo de difundir as melhores cervejas da região; premiar as cervejas exemplares com medalhas de bronze, prata e ouro; e expandir o conhecimento de estilos da bebida.

Em sua segunda edição, novamente uma cervejaria brasileira levou o título de 'melhor cervejaria do ano' conquistando três medalhas  de ouro, a grande vencedora foi a cervejaria de Minas Gerais, Wäls. Melhor do que isso só a muito numerosa quantidade de medalhas conquistadas por cervejarias brasileiras nos estilos listados.


                                 Vejo o resultado do concurso: 




Nem só de comemoração do crescimento do mercado de cervejas Premium aconteceu o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Na tarde desta sexta-feira (23), os microcervejeiros realizaram um manifesto em frente ao Setor 1 do Parque Vila Germânica, onde o evento acontece. A reivindicação é pela redução da carga tributária para cervejas artesanais, que gira em torno de 60%. No local, os manifestantes assinaram a Carta de Blumenau, que registra os argumentos do protesto e será enviada para veículos de comunicação e representantes políticos de todo País.


Trecho da Carta:


"Estamos quase fechando uma década do renascimento das cervejas artesanais no Brasil, contando hoje com mais de 200 microcervejarias em todo nosso país.


A microcervejaria cria um emprego para cada 2.500lts de cerveja produzido, enquanto as mega cervejarias criam um emprego a cada 400.000lts produzidos, ou seja, a cervejarias artesanais empregam 160 vezes mais.


Conceder beneficio fiscal ao setor microcervejeiro não significa incentivar o consumo de bebida alcoólica, pois as microcervejarias não estimulam a ingestão de quantidade e sim de qualidade. Nosso produto é para um público seleto, que reconhece a qualidade, que alia a cerveja à gastronomia, ou ao simples prazer de tomar uma boa cerveja, não sendo vendido para tomar em grande quantidade."

Fonte: www.festivaldacerveja.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

Foto do dia: "rendas" na tulipa.

Quem bebe bem vive melhor.

MP quer fim de demarcação da Ambev nos cascos "litrão"

O Ministério Público Federal (MPF) quer o fim das demarcações nas garrafas de um litro de cerveja da Ambev, popularmente conhecidas como "litrões". Para o MPF, a diferenciação nos cascos é anticoncorrencial. A prática da AmBev, que detém quase 70% do mercado de cervejas, dificultaria a troca de garrafas vazias de cerveja (as de 1l), segundo o procurador Luiz Augusto Santos. O procurador encaminhou um parecer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas ainda não há prazo para que a entidade avalie o caso.

Na opinião do procurador, a demarcação das garrafas "litrão" aumenta os custos de produção de cerveja, dificulta a entrada de novos concorrentes e fideliza consumidores e pontos de venda. Para Luiz Augusto, não há justificativas "pró competitivas" nessa diferenciação. Em sua defesa, a AmBev argumentou que a garrafa "litrão" não pretende substituir a de 600ml e que não geraria maiores custos de armazenamento.

O parecer foi motivado por uma denúncia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que acusa a AmBev de "abuso de posição dominante" - ou seja, aproveitar-se da sua posição no mercado para adotar práticas que fidelizem ainda mais clientes e impeçam outras concorrentes de entrar no mercado. A Abrabe condena a demarcação "litrão" como marca exclusiva da AmBev, o que, segundo a entidade, impede o compartilhamento dos cascos vazios com outras empresas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Ambev afirmou que "o parecer não é conclusivo. Tanto a SDE (Secretaria de Direito Econômico) quanto a Pro-Cade (Procuradoria do Cade) já emitiram parecer favorável à Ambev para o mesmo assunto."

Por LUCIANA COBUCCI
Fonte: Terra.

terça-feira, 20 de março de 2012

Como beber cerveja sem derramar:

Quando você está numa balada, querendo dançar e ao mesmo tempo tomar aquela gelada, mas nunca conseguiu chegar até o final do copo porque é impossível dançar sem ser esbarrado por alguém e não derramar nenhuma gota do líquido sagrado, AQUI VAI A SOLUÇÃO:

Degustação: 3 Lobos Pele Vermelha

A garrafinha da vez, é mais uma produção da cervejaria artesanal pioneira no Estado de Minas Gerais, que hoje, já é um dos polos de produção de cervejas especiais do Brasil. A Pele Vermelha é uma das quatro cervejas da série "American Extreme", lançada pela cervejaria em parceria com o cervejeiro Paulo Schiavetto, demonstrando clara influência da 'escola' norte americana, mas sempre deixando a marca nacional em seus produtos, com ingredientes nativos de nossa terra, como rapas de laranja e capim limão. 


Características básicas:


Aparência: coloração âmbar/avermelhada, vívida, pouco translúcida, creme farto, de média consistência e duração.

Aroma: médio pronunciamento, equilibrado, malte, lúpulo, herbal, cítrico e caramelo.


Sabor: maltes, amargor presente, mas equilibrado. Álcool aparente, média carbonatação, final seco e amargo, um pouco adstringente.


Percepções pessoais:


A apresentação desta cerveja começa por um fabuloso rótulo que sem dúvida ficaria bem em um bela moldura. As cervejas especiais não só encantam pela fabulosa experiência sensorial, mas pelas 'vestimentas' que fazem jus ao conteúdo. É cultura e arte, unidos a prazerosos momentos de socialização ou até, introspecção, como preferir. No copo, o reluzente líquido avermelhado foi sobreposto por um creme abundante,  com duração eficiente. O aroma, não resplandeceu como o esperado para o estilo, entretanto fez uma boa apresentação do sabor, trazendo de forma equilibrada notas de maltes, lúpulos herbais e tons cítricos, remetendo à laranja e abacaxi. Ao primeiro gole, ela apresenta o dulçor dos maltes, seguido pelo lúpulo e os fortes sabores cítricos, aqui, mais próximo de abacaxi. O álcool se faz presente, até um pouco mais do que o necessário,  ou talvez, a presença não tão marcante do lúpulo o deixou mais evidente. O corpo é médio e traz boa refrescância. O final é levemente seco e adstringente, deixando um amargor agradável.  Sem dúvida é uma boa IPA, com personalidade e características próprias, mais uma vez as micro cervejarias brasileiras fazendo ótimos produtos. Nota: 8,0.

Informações adicionais:


Origem: Brasil.
Família: Ale.
Tipo: 
American Indian Pale Ale.
Graduação Alcoólica: 6,9%
IBU: 53
Temperatura ideal: 8 a  12º C.
Site: http://cervejariabacker.com.br
Copo ideal:  Caldereta.
Preço médio: R$11,00 - 355ml

sábado, 17 de março de 2012

St. Patrick's day - Receita de Cerveja Verde

Você quer comemorar o St. Patrick's day com uma grande caneca de cerveja verde?

Ingredientes


1 Caneca de cerveja de 500 ml
1 Dose de Curaçau Blue
Cerveja clara (não usar cerveja escura! )

Modo de Preparo

Refrigere as canecas de 500ml depois adicione primeiramente o Curaçau Blue na caneca depois a cerveja.
Lembrando que a cor da bebida poderá variar de acordo com a quantidade de Curaçau ou de cerveja adicionado,  portanto se quiser uma cerveja com a cor verde bem forte adicione mais Curaçau e menos  cerveja.
Há também uma outra maneira de fazer a bebida substituindo o Curaçau Blue pelo Corante Alimentar Verde. Basta adicionar algumas gotas do corante na caneca e depois a cerveja.

Abaixo segue um vídeo com o preparo da cerveja:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns Mulheres!

Parabéns a todas as mulheres e especialmente, àquelas que nos acompanham em todos os momentos.
Talita
Trilha: The Police - Every Breath You Take

quarta-feira, 7 de março de 2012

A Arte da Bebida em Fotos Microscópicas

          Belgian Lambic

A BevShots tem um laboratório com bar aberto de vários cocktails e vinhos. Mas não se engane: daqui, não pode sair embriagado. As bebidas alcoólicas servem um fim completamente diferente. Usando um microscópio e uma máquina fotográfica, o resultado desta happy hour são imagens coloridas das moléculas das nossas bebidas preferidas.

                            Dry Martini
Os amantes do bom vinho, cocktails e vida nocturna têm agora um novo website onde podem encontrar um elemento de decoração à medida para a sala de estar. Corria o ano de 1992 quando o cientista Michael Davidson teve uma ideia original para angariar fundos para o laboratório da Florida State University. Depois de 25 anos a trabalhar com a lente do microscópio, Davidson descobriu que podia comercializar as fotografias das moléculas de ADN, de bioquímicos e de vitaminas. Ao apresentar a ideia a várias empresas interessadas, surgiu-lhe a especialização que faltava para tornar a oportunidade num negócio lucrativo.
English Pure Brewed Lager
Assim surgiu a Molecular ExpressionsTM Cocktail Collection que, como o nome indica, reune um conjunto de fotografias das moléculas de várias bebidas alcoólicas - desde vinho a vários tipos de cocktails. Hoje, as imagens microscópicas com cores psicodélicas fazem sucesso no mundo da arte e são vendidas no website BevShots, sob o lema "arte destilada".
Champagne
Para se chegar ao resultado destas fotografias, é necessário primeiro cristalizar a bebida numa lâmina do microscópio, colhendo algumas gotas. Depois, espera-se que elas sequem e, usando uma máquina fotográfica incorporada num microscópio, a luz passa pelo cristal da lâmina, criando as cores que podemos ver nas imagens. Um trabalho que requer alguma técnica e paciência, já que só a secagem pode demorar até quatro semanas e o processo completo até três meses.

Mexican Light Lager



Piña Colada

Japanese Dry Lager



Publicado por Diana Guerra em http://obiousmag.org


segunda-feira, 5 de março de 2012

Degustação: Radeberger Pilsner


 A Radeberger Brewery  foi a primeira cervejaria alemã  a produzir exclusivamente o estilo German Pilsener, notoriamente pela proximidade da cidade natal Radeberg, na Alemanha oriental, à República Tcheca. 


Sua fundação é datada em 1872 e  sua história se confunde com a de sua pátria mãe. Foi a cerveja preferida do Príncipe  Otto von Bismarck e exaltada por toda a côrte de Sajonia.

Características:

Aparência: Cor dourada, clara, pouco translúcida,  com creme farto e durador.

Aroma: lúpulo floral, fermento, cereais e malte.

Sabor: Lúpulo, cereais, fermento, bom amargor, rápido dulçor, seca. Corpo médio, refrescante. Alta carbonatação e final amargo.


Percepções pessoais:

 
Esta alemã vem 'vestida' em um belo rótulo que apresenta suas condecorações. No copo apresentou uma brilhante cor dourada, bem clara, quase amarela. Com creme volumoso, deixou marcas no pilsner e durou satisfatoriamente. Seu aroma é sutil e traz os elementos equilibrados, com destaque para o floral, malte e cereais. Ao primeiro gole ela surpreende, com amargor acima da média do estilo e menos malte, ela eleva o diálogo a um tom mais forte, ainda bem descontraído e refrescante. A carbonatação é abundante, corpo médio, seca, mas nada de entraves, com ela você terá algo muito mais redondo que o Fenômeno! O final é de média duração, amargo, delicioso. Acredito que não preciso mais falar em drinkability.

É um pilsener alemã com muita personalidade e facilmente pode ser posta com acima da média dentre as mais tradicionais do estilo. Nota: 8,5.

Informações adicionais:


Origem: Alemanha.
Família: Lager.
Tipo: German Pilnsener
Graduação Alcoólica: 4,8%

Temperatura ideal: 0º a 4º C
Copo: Pilsner.
Volume: 500ml
Site:  www.radeberger.de 
Preço: R$18,00.
Custo benefício: Regular.
Onde comprar: Lojas especializadas e supermercados.