Publicidade:

sábado, 27 de outubro de 2012

Lei Seca - Corra e garanta sua cerveja!

Foto: Gilson Teixeira


No Maranhão, o secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, expediu a Portaria de nº 1009/2012 que dispõe sobre a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público como bares, restaurantes, boates e congêneres na eleição em 2º turno no âmbito do município de São Luís/MA.
A resolução entre em vigor a partir das 18h deste sábado (27), e se estende até as 21hs de domingo (28). O descumprimento da determinação consistirá na prática do crime de desobediência previsto no artigo 330, do Código Penal Brasileiro.
O infrator pego em flagrante será imediatamente encaminhado com a prova material do delito até a delegacia mais próxima para adoção dos procedimentos policiais pertinentes. As Polícias Civil e Militar, juntamente com o CBMMA, deverão fazer a fiscalização dos estabelecimentos comerciais.
O documento visa garantir a ordem do processo eleitoral e a tranquilidade de toda a sociedade, principalmente durante a votação no pleito de 28 de outubro, garantindo assim o bom exercício da cidadania.
Veja como a Lei Seca vai funcionar na sua cidade:

http://www.ebc.com.br/noticias/eleicoes-2012/2012/10/lei-seca-segundo-turno-eleicoes-2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cerveja custa 20 minutos de trabalho no Brasil


O brasileiro precisa trabalhar pouco mais de 20 minutos para conseguir comprar meio litro de cerveja, segundo pesquisa do UBS publicada pela revista The Economist. O tempo médio dos 150 países pesquisados é de exatos 20 minutos. Mas, no Brasil o preço de venda, em dólares, de meio litro de cerveja é de 1,70 dólar enquanto a média mundial é de 1,55 dólar.


Na vizinha Argentina, pouco menos de 15 minutos de trabalho bastam para comprar meio litro da bebida, que também custa, em média, 1,70 dólar. Já no Japão, onde o preço de meio litro é, em média, de 4,15 dólares, são necessários pouco menos de 20 minutos de trabalho para conseguir a mesma quantidade.


Nos Estados Unidos, o preço é de 1,80 dólar, mas em cerca de cinco minutos de trabalho é possível comprar meio litro. Já na índia, onde o preço médio é mais barato, 1,40 dólar, é necessário quase uma hora de trabalho para compra a bebida. 

Fonte: Exame

domingo, 14 de outubro de 2012

Degustação: Aventinus Weizen-Eisbock

Esta cervejaria já foi apresentada várias vezes por aqui, então vamos ao ponto: o que é uma Weizen Eisbock?

Este estilo merece uma apresentação dedicada, trata-se de uma cerveja de trigo de baixa fermentação, sim, uma lager. Dentre várias lendas, há uma história em comum: uma cerveja bock foi submetida às baixas temperaturas de um rigoroso inverno e teve parte do seu líquido congelado, esta parte foi retirada e o que sobrou apresentou um conteúdo muito interessante, com mais álcool e com sabor diferenciado. Surgiu daí o atual processo de fabricação desta cerveja e outras que buscam altos teores alcoólicos, pois retira-se a parte congelada onde se encontra maior quantidade de água e no restante fica uma concentração de álcool e insumos. Repetido várias vezes, este processo pode criar cervejas com percentuais alcoólicos astronômicos.

A Aventinus Eisbock possui 12% acl. e sabor bastante complexo. O exemplar degustado foi comprado em 2011 e  aberto um ano após, com validade em 2015.


Características:

Aparência: Cor castanho escuro, turva. Creme médio, de duração breve e cor beje. 

Aroma: Ameixa, passa, malte, caramelo, tostado, caramelo, frutado, fermento e álcool. Complexo.

Sabor: Doce, leve aquecimento, textura licorosa e alta carbonatação. Ameixa, passa, caramelo, chocolate, tostado, álcool.

Percepções pessoais:

Cerveja com coloração escura e bastante turva. Seu creme teve média formação, mas logo se transformou em uma fina camada que durou até o fim do líquido. O aroma, bastante chamativo trouxe toda  sua complexidade, com realce para as notas de frutas passa, tostado, caramelo, caramelo, frutado, fermento e álcool. O sabor segue a mesma complexidade, trazendo uma surpresa a cada gole. Ao primeiro toque ela não é agressiva, mas sente-se logo o calor e sensação picante, em um contexto doce. A textura é é licorosa e ela possui bastante corpo. Aos poucos notas de chocolate e frutado vão sobressaindo, além de leve acidez. O final é doce, com pequena adstringência e alcoólico. Média drinkability. Nota 8,5.

Informações adicionais:


Fabricante: Weissbierbrauerei G. Schneider & Sohn.
Origem: Alemanha.
Família: Lager.
Tipo: 
Weizen Eisbock
Graduação Alcoólica: 12%.
Temperatura ideal: 08 a 12 °C.
Site: http://www.schneider-weisse.de/
Copo: Weizen.
Preço: R$ 18,90 - 330ml.

domingo, 7 de outubro de 2012

Cerveja nacional tem muito milho, afirma pesquisa da USP.

Uma das análises químicas mais completas já feitas com marcas de cerveja do Brasil e do exterior dá peso a uma tendência que estudos menores já indicavam: as grandes marcas nacionais têm elevadas quantidades de milho em sua composição, embora a matéria-prima tradicional da bebida seja a cevada.
São os nomes mais conhecidos do público, como Antarctica, Brahma, Skol e Nova Schin (veja infográfico abaixo). A análise sugere que essas marcas estão no limite da porcentagem de milho como matéria-prima para cerveja que a legislação nacional determina (45%) ou podem até tê-lo ultrapassado.
As empresas produtoras questionaram a análise (leia texto abaixo). Por outro lado, o estudo indicou que algumas cervejas em pequena escala possuem o teor que se esperaria de uma bebida feita só com água, cevada e lúpulo, como reza a tradição alemã.
A pesquisa é assinada por cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da USP de Piracicaba, e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O grupo piracicabano, coordenado por Luiz Antonio Martinelli, já estudou cervejas antes, além de verificar a presença de álcool de cana no vinho nacional.
"Ninguém aqui está dizendo que a cerveja é pior por ter milho --aliás, eu nem bebo cerveja, só vinho", diz Martinelli. Ele ressalta também que o trabalho tem margens de erro e que o propósito não foi denunciar que certas marcas não seguem a lei.
"A diferença de composição é muito pequena [no caso das que parecem ter muito milho]", diz a bióloga Sílvia Mardegan, orientanda de Martinelli e autora principal do estudo, que sairá na revista científica "Journal of Food Composition and Analysis".
Além disso, ela lembra que só uma unidade de cada marca foi estudada, e que existem variações por lote e por região do país. Por outro lado, a variedade de marcas (77, sendo 49 nacionais e 28 importadas) ajuda a dar um panorama amplo do mercado

Os pesquisadores estabeleceram qual era o "perfil de carbono" da cevada e o do milho e fizeram a mesma análise na cerveja. Se a proporção das variantes do elemento químico na cerveja era intermediário, o veredicto só podia ser um: mistura.
O método tem algumas limitações. Teria mais dificuldade de flagrar o uso de arroz na cerveja, já que o perfil de carbono do arroz é semelhante ao da cevada.
Sady Homrich, especialista em cerveja e colunista do do caderno "Comida", da Folha, diz que o consenso entre cervejeiros é que diminuir o teor de cevada acaba afetando a qualidade da bebida.
Apesar do argumento de que o milho deixaria a cerveja mais leve, Homrich diz que a grande preocupação da indústria é diminuir o custo.

Confira toda matéria AQUI.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Degustação: Cerveja Kirin Ichiban

Fundada nas proximidades de Tokyo em 1888, A Kirin hoje é fabricada nos E.U.A. Seu rótulo é facilmente identificado pelo ser mitológico oriental "Kirin". Segundo a lenda, este animal incrível se recusa a pisar em plantas vivas e não vai comer as coisas vivas. Considerado um prenúncio de eventos auspiciosos, o Kirin é dito ter aparecido ao lado do leito da mãe de Confúcio quando ela estava prestes a dar à luz seu filho. Já "Ichiban", significa número 1.

Características:

Aparência: cor dourada, límpida. Ótima formação de creme e média duração.

Aroma: malte, leveduras, cereais e lúpulo. Suave.

Sabor: malte, cereais, leve lúpulo. Alta carbonatação, final doce, ótima drinkability.

Percepções pessoais:

Esta pale lager mostrou o seu valor. Com belíssima coloração, muita limpidez e creme abundante, ela mostrou uma aparência impecável. O aroma é suave, bastante agradável e apresenta bem o líquido. Na boca temos uma cerveja de sabor bastante equilibrado, com predominância do  malte e cereais. A carbonatação é elevada e fica evidente no copo. Seu final é doce e o retrogosto, apesar de curto é agradável. Ela é uma cerveja leve e equilibrada, segue bem o estilo e acompanha muito bem a culinária japonesa. 

 Informações adicionais:

Origem: U.S.A. / Japão
Tipo: Pale Lager
Graduação Alcoólica: 5,0%
Temperatura ideal: 0º a 4º C
Copo: Lager, mug, tulipa.
Site: http://www.kirin.com
Volume: 355ml
Preço médio: R$10,00